Segunda-feira, 3 de Julho de 2006

posições perigosas

§      AINDA SOBRE O DIA NACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA

§       João Ferreira/Brasília

 

 

§      Senhor Casimiro e distintos leitores do PortugalClub

 

§      Desejaria submeter ao foro dos leitores do Portugalclub minha opinião sobre o Dia Nacional da Língua Portuguesa no Brasil, instituído pelo Presidente Lula através da Lei 11. 310, sancionada em 12 de junho de 2006.

§      Inicialmente, gostaria de dizer que cada País é soberano em suas leis e atitudes e não deve satisfações a ninguém. Isso em condições normais, quando não  está ligado a acordos internacionais nem coloca em causa o direito de terceiros. No caso da Lei sobre o dia da Língua Portuguesa no Brasil, há instituições e acordos internacionais a ter em conta que importaria não desrespeitar.

§      Existe a Comunidade dos Povos  de Língua Portuguesa – a CPLP, criada em 17 de julho de 1996 por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, vindo Timor-Leste a integrar posteriormente a comunidade em 2002, após sua independência.

§      A CPLP é uma instituição cultural e política, “com três objetivos gerais, definidos nos Estatutos da Comunidade: a concertação político-diplomática entre os seus membros; a cooperação econômica, social, cultural, jurídica e técnico-científica; e a promoção e difusão da Língua Portuguesa”.

§      Explicitamente, entre os objetivos da CPLP está a “promoção e difusão da Língua Portuguesa”. Na origem da CPLP conta-se uma iniciativa do Governo brasileiro: a criação do Instituto Internacional de Língua Portuguesa, o IILP, idéia do Presidente Sarney, por ocasião da Reunião de Cúpula de Chefes de Estado dos Países de Língua Oficial Portuguesa, em São Luís do Maranhão, em 1989. Exatamente para fins de promoção e difusão da Língua Portuguesa. O Instituto tem atualmente sua sede na cidade de Praia, capital de Cabo Verde. Seus objetivos, de acordo com  os estatutos,  são "a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da Língua portuguesa como veículo de cultura, educação, informação e acesso ao conhecimento científico, tecnológico e de utilização oficial em fóruns internacionais."

§      Coloca-se em causa, por isso, a singularíssima atitude do presidente Lula ao criar o dia Nacional da Língua Portuguesa no Brasil.  Orgulho de soberania? Uma questão de 180 milhões de falantes? Exibição de poder entre os membros de uma instituição??? Que outras razões? E agora, como fica?

§    Entre os princípios fundamentais da CPLP estão a aliança e a amizade entre seus membros. A Lei Lula sobre o dia nacional da Língua Portuguesa no Brasil vem colocar por isso algumas interrogações diplomáticas e políticas. No meio de todas, a interrogação seguinte:  se cada país, mesmo formando uma comunidade de língua portuguesa, vai agir solitariamente em constraste com os princípios dos tratados comuns e instituições vigentes e declarar unilateralmente um dia próprio para comemorar o dia da língua portuguesa, patrimônio cultural de todos os países-membros? 

§       Se a Língua Portuguesa é de todos, seria lógico que fosse escolhido um dia da Língua Portuguesa, patrimônio de todos,  como dia de todos, com a decisão de todos. Até que isto aconteça, a lei de Lula vai aparecer essencialmente como uma lei separatista dentro de um país que fez alianças culturais dentro da CPLP.

§      O foro adequado para decidir sobre um dia da Língua Portuguesa, chama-se CPLP. O raciocínio parte do princípio de que o Brasil está dentro da CPLP e não manifestou ainda nenhuma ruptura com a instituição. Fica difícil agora que simultaneamente, Portugal, de um lado, continue com a tradição do dia 10 de junho, dia de Camões, e, de outro, o Brasil com o dia 5 de novembro. Parece que deveria haver uma consulta aos demais países para instituir uma data oficial comum para celebração da Língua Portuguesa,  no caso de ser superada a funcionalidade do dia 10 de junho, dia de Camões, como dia oficial da Língua Portuguesa, tal como era tradição.

§      É hora de somar e não de dividir. É hora da CPLP, da Lusofonia, e hora de incrementar a Comunidade dos Povos de Língua Portuguesa.

§      Você sabia que, como prova dos vínculos culturais que unem os países da CPLP, foi criado ,em 2005, o dia 5 de maio como o Dia da Cultura Lusófona no mundo?

 

Aqui fala-se Português editou às 06:11
link do post | comentar | favorito
|

Enciclopédia e Dicionários
Clique na imagem:
 

Português de Portugal

Língua Portuguesa
on-line
Clique no dicionário:


Português de Portugal


Para conjugar 280.000 Verbos.
Clique no dicionário:

Português do Brasil

Setembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
24

25
26
27
28
29
30


Defendendo Olivença

Em defesa do português Oliventino

Olivença back to Portugal

Outros espaços

Recanto das Letras

pesquisar

 

Artigos Recentes

Discurso da presidenta Di...

Governo cria fundo de Lín...

Vamos a ver no que dá...

Divergências ou nacional...

Jornal de Notícias - Port...

ratificar o acordo ortogr...

Portugal aprova acordo or...

Bush criticou as despesas...

Acordo Ortográfico...

Morreu José Aparecido de ...

Arquivos

Setembro 2011

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Novembro 2007

Outubro 2007

Julho 2007

Maio 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Novembro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Nossos Sites
Nossos sites & Blogs
Miguel & Sylvia
Homepage de Miguel Roque
Orgulho de ser Alentejano
Liberdade cristã

Nossos Blogues
Tuga & Zuca
Filhos & Netos
Caminho de Fé
Busca primeiro o Reino
Liberdade Cristã (blog)
Viver Livremente
Alentejano de alma e coração
Alentejo Abandonado
Meu Alentejo amado
Sonho Alentejano
Povo Lusitano
Amizade, Portuga-Galiza
Aqui fala-se português
Península Ibérica
Península Ibérica-ZipNet
Republica, sim…
Independência em perigo
EU, acredito em Portugal
Portugal Ressuscitado
A Bandeira Vermelha
Bandiera Rossa
A voz do proletário
Olivença é Portuguesa
Jornal de Olivença
No meio do inimigo
Sylvinha em Portugal
Sub-blog do tapete
Vira útil
Chiquinha e nós

Nossos Grupos
Olivença é Portuguesa (msn)
Por Olivença (Orkut)
Por Olivença (Gazzag)
Viver Livremente (Yahoo)
Liberdade Cristã (Yahoo)
Liberdade Cristã (Gazzag)
Liberdade Cristã (Orkut)

Estou no...






Estou no Blog.com.pt
blogs SAPO

subscrever feeds

tags

todas as tags